Nossa História

           Fundado em 10 de outubro de 1985, ainda no antigo território de Roraima, o sindicato dos trabalhadores nas indústrias urbanas do estado de Roraima-stiurr é uma entidade sem fins econômicos que tem por objetivo a defesa dos direitos e interesses coletivos e individuais dos associados. Suas ações procuram estabelecer condições justas para toda a categoria.

          A primeira diretoria executiva era composta pelos senhores: Cosmo de Carvalho (diretor presidente), Dagmar Ramalho (1º secretário), Roberto Marçon (2º secretário), Abílio de Monção (1º tesoureiro), Antão Alves (2º tesoureiro), Ademir dos Santos (diretor de relações públicas) e Luiz Laranjeira de Macedo (diretor de assuntos gerais).

O STIU/RR possui sede própria, situada na rua Sindeaux Barbosa, nº 467 – bairro Mecejana, na capital Boa Vista/RR, tendo sido construída durante a gestão de 1989 a 1992, e inaugurada no dia 30 de setembro de 1989, com o objetivo de tornar o STIU/RR mais independente e ainda mais atuante em prol dos direitos da classe urbanitária. Tem por princípio de luta a atuação independente, autônoma e classista, buscando proteger os interesses específicos dos associados e cooperar/contribuir com o esforço pela defesa dos demais trabalhadores. Para que isso seja possível, mantém relações estáveis com outros sindicatos e movimentos sociais na tentativa de promover uma sociedade onde todos possam viver com dignidade.

        Com 33 anos de existência, o Sindicato dos Urbanitários tem marcado presença na política e cultura do estado de Roraima, por meio de projetos e ações, especialmente na capital boa-vistense, representando várias entidades do estado relacionadas aos setores de saneamento e de energia.